BLOG CONFIAGRO

Mulheres conquistam cada vez mais reconhecimento do seu papel no agronegócio 15 de Outubro: Dia Internacional da Mulher Rural.

As mulheres sempre desempenharam funções essenciais nas propriedades rurais, mas este reconhecimento ganha cada vez mais espaço e fortalece a importância da mulher rural.
Nos últimos anos a mulher foi inserida em diversos setores, seja na política, empresas multinacionais, economia ou no agronegócio. Elas deixaram o campo, deixaram de ser apenas as filhas e a esposas dos proprietários de terra para se tornarem produtoras, engenheiras agrônomas e técnicas.

No agronegócio, setor que era totalmente dominado pelos homens, a presença das mulheres cresce e a presença feminina tende a crescer cada vez mais no setor agropecuário.

Segundo dados do Cepea/Esalq-USP, entre 2004 e 2015, o total de mulheres que trabalhavam no agronegócio nacional – nos setores de insumos, agropecuária, agroindústria e agrosserviços – aumentou 8,3% e passou de 24,1% para 28%. Já no panorama mundial, as mulheres conquistaram mais postos agrários do que por aqui. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), elas representam 43% da força de trabalho rural mundial, ou seja, um valor bem mais expressivo do que o cenário brasileiro.

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) também analisou os setores nos quais a concentração feminina é maior do que a masculina. Os mais relevantes apontados no estudo foram: hortifruticultura (18,79%), avicultura (12,19%), grãos (10,64%) e bovinocultura (9,72%), em especial as atividades destinadas à produção de leite. Algumas teorias explicam o porquê da maior participação das mulheres nessas áreas em relação às demais. Uma delas seria que essas atividades demandam menos força física e, uma outra aponta que, pelo fato de as mulheres serem mais cuidadosas, demonstram maior aptidão para manusear insumos considerados frágeis, como no caso da hortifruticultura, que trabalha com frutas, legumes e hortaliças.

Fonte: G1

 



Data: 15/10/2023

 

VEJA TAMBÉM

China e demanda interna mantém bom momento da soja

China e demanda interna mantém bom momento da soja...

07/08/2020

Evento Experiência Stoller

Evento Experiência Stoller

16/05/2023

A Confiagro é a representante da CORTEVA na região!

A Confiagro é a representante da CORTEVA na região!...

09/05/2020