BLOG CONFIAGRO

Início do plantio do trigo.

Produtor rural se prepara para o início do plantio do trigo

O produtor rural do Rio Grande do Sul deve aumentar suas apostas na cultura do trigo na próxima safra de inverno. A rentabilidade nas últimas temporadas, oportunidades de mercado em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia, além do clima, têm direcionado o triticultor a expandir a área, além da expectativa otimista da continuidade de aumento de preços.

Antes do processo de semeadura, o produtor deve realizar o manejo do solo para que o trigo encontre boas condições e se desenvolva adequadamente. Por se tratar de um cultivo sensível, é necessário que o plantio de trigo ocorra sem a presença de plantas daninhas no solo. Além disso, é importante observar o espaçamento adequado entre as sementes. Recomenda-se que ele seja entre 16 cm a 20 cm, com profundidade de semeadura de 2 cm a 3 cm.

Para se desenvolver corretamente, o trigo precisa de 70% de umidade no ambiente. Entretanto, a umidade mais elevada pode prejudicar o cultivo, causando danos fitossanitários. A temperatura ideal para o cultivo varia entre 15ºC e 20ºC, e para evitar prejuízos à lavoura, é importante que o plantio de trigo não seja realizado em temperaturas acima de 26ºC. O plantio de trigo no período mais adequado ajuda a garantir uma colheita com alta produtividade.
Na região Sul do país, o plantio inicia agora em maio e vai até julho.

Durante o período de emergência do cultivo de trigo, ou seja, nos primeiros 45 dias, é comum que surjam ervas daninhas que podem afetar o crescimento e prejudicar a produtividade da lavoura. Por isso, é necessário realizar o controle adequado na lavoura, pois o manejo correto pode evitar que elas tragam prejuízos à plantação e prejudiquem o produto final.

Após o processo de análise do solo, é importante realizar a correção prévia antes do plantio de trigo. Isso porque os solos mal drenados, compactados ou expostos à baixas temperaturas não são adequados para o desenvolvimento da planta.

Data: 10/05/2022

 

VEJA TAMBÉM

Confiagro na Expodireto Cotrijal

Confiagro na Expodireto Cotrijal

10/03/2022

Agricultor, como estão os preparativos para a safra de inverno?

Agricultor, como estão os preparativos para a safra...

28/03/2024